DINO ALVES


Inspirado no seu próprio processo criativo, o criador manipulou tecidos através de aplicação de elementos que sugerem linhas riscadas, trabalhou o efeito enrugado e amarfanhado através de franzidos aleatórios, assim como as assimetrias e os volumes irregulares. Predominaram as silhuetas com contornos pouco definidos e lineares, fluida e estruturada na mesma peça, muito longa e/ou muito curta. 
Branco, preto, azul, vermelho, verde seco, rosa pálido, pérola, nude são as suas propostas cromáticas para a próxima estação quente.
O desfile de apresentação da coleção foi composto por 59 looks dos quais fazem parte aproximadamente 100 peças.



OPINIÃO PESSOAL


Gosto particularmente das cores utilizadas nesta colecção mas apenas isso pois, na minha opinião, os modelos apesar de terem um estilo mais formal são pouco elegantes e em alguns casos demasiado minimalistas,. As silhuetas pouco definidas contribuem para que seja uma coleção restrita a alguns  tipos de corpo pois nem todos ou mesmo quase nenhum é favorecido com este género de corte.


 VALENTIM QUARESMA


Criou um imaginário irreal através da manipulação de tecidos e metal, resultando numa exaltação de texturas com um caráter orgânico. Habitat foi o título que deu à sua coleção, baseada na clonagem de um ecossistema artificial inspirado na arquitetura animal, e no aparecimento de uma fauna imaginária e o seu possível habitat. O designer trabalhou tecidos com o fogo como se de metal se tratasse e criou um novo diálogo entre o acessório e o vestuário.


OPINIÃO PESSOAL


Nesta colecção o estilista apresentou uma colecção com um caráter artístico indiscutível, que apesar de pouco usual foi impossível ficar indiferente à originalidade das peças que são complementadas pelos pormenores e acessórios que lhes são adicionados de diferentes formas. 
Adorei a colecção, os pormenores, a maquilhagem e toda a envolvência que esta colecção exigia.

 

NADIR TATI


Voltou a trazer a tradição e a estética africana para a passerelle, onde nesta edição apresentou uma colecção diferente das anteriores com linhas mais simples e fluídas, e uma fusão de tecidos e texturas, como rendas, organizas, sedas e o tradicional super wax africano.
As cores que predominam nos vestidos são o preto, vermelho e dourado com bordados e pedras adicionadas à mão para completar.
Para completar a colecção foram adicionados turbantes, sandálias e colares dourados.
O desfile de apresentação desta coleção foi composto mais ou menos por 42 peças.

OPINIÃO PESSOAL


Esta coleção, das quatro que aprofundei, foi sem duvida a que mais me surpreendeu e cativou, não só pelo meu  gosto particular por vestidos compridos e pelo estilo festivo/gala, mas também  pela elegância e  simplicidade das  peças, que se destacam  pelos pequenos pormenores que vão buscar as origens africanas de uma forma subtil.