SMOKING VS FATO

As dúvidas estão intaladas na cabeça de muita gente...Mas afinal qual é a diferença entre smoking e fato? E em que ocasiões é mais apropriado usar um ou outro? Hoje em dia é cada vez mais complicado estabelecer "regras" no que toca à moda, pois com o evoluir do tempo, cada vez se inova mais, misturando novos estilos e novas tendências.
Apesar disso, aqui estão algumas das diferenças entre estes dois looks e como os utilizar.



SMOKING





O smoking é um traje formal, usado normalmente em cerimónias e eventos noturnos.O seu casaco é feito de um tecido nobre com lapelas em seda ou cetim da mesma cor, habitualmente conjugado com uma camisa branca, um laço de cetim e com uma faixa de seda da mesma cor que o smoking. A camisa que deve ser usada é uma camisa formal, sem bolsos nem botões nos colarinhos, apenas com botões de punho. As calças são da mesma cor que o casaco e com uma risca lateral do mesmo tecido utilizado nas lapelas.
Em termos de cor, o smoking nunca varia muito do preto , do azul escuro e em alguns casos do branco.
Completa-se o look com umas meias de cetim pretas e uns sapatos clássicos.
















FATO





Já o fato é um traje menos formal, usado no dia à dia ou em eventos menos formais. Para o compor é preciso calças, casaco e por vezes colete. 
Ao contrário do smoking as calças já não têm faixa lateral a condizer com a lapela e as cores já são mais variadas.
Por norma, o fato completo deve ser da mesma cor, tecido ou padrão apesar de hoje em dia isso já não ter grande relevância, pois há quem use as calças ou o casaco de cor diferente. 
Pode conjugar-se com qualquer tipo de camisa ou t-shirt dando um look mais descontraído.
Por uma questão de etiqueta, o homem deve usar o botão de baixo do casaco sempre desapertado e desapertar os restantes quando se senta.